top of page

Ataque de Pânico

Medo e insegurança podem ter fim


O Ataque de Pânico é um surto de medo ou desconforto abrupto e intenso. Alcançando um pico em poucos minutos. Pode-se dizer também que o Pânico é o medo de sentir medo, medo de ter uma nova crise de ansiedade, visto que a ansiedade exagerada ou contínua é um sintoma de medo e insegurança.


Quando estamos dentro de uma situação de medo contínua, que desconhecemos a causa e que é como se não tivesse fim, muitas vezes pode parecer que não há solução. Mas veja, está acontecendo apenas com você e isso é uma boa notícia porque a cura também está em você.


Você é a pessoa mais acessível para si. Você é a única pessoa com tanto acesso à si. Permita-se encontrar as causas da ansiedade.


Os sintomas do Ataque de Pânico são: palpitações, coração acelerado ou taquicardia, sudorese, tremores, sensações de falta de ar, dor ou desconforto torácico, náusea ou desconforto abdominal, tontura, vertigem ou desmaio, calafrios ou ondas de calor, sensações de formigamento, medo de perder o controle ou “enlouquecer” e medo de morrer.


O Ataque de Pânico pode acontecer de forma inesperada ou não. Pode acontecer durante o sono, por exemplo, ou a pessoa pode pressentir e relacionar o ataque à determinadas situações. Em ambos os casos causando alterações na rotina como insônia e levando a pessoa a evitar determinadas situações de sua vida social ou pessoal.


Em todos os casos existem padrões negativos de pensamento que são repetidamente reforçados de si para si.


Com um profundo desprendimento (relaxamento) é possível se desfazer desses pensamentos disfuncionais e encontrar outras formas de lidar com a própria mente.

A hipnose é uma técnica terapêutica que permite que a pessoa afetada pelo Pânico entre em um estado de relaxamento profundo e concentração, onde é possível acessar o subconsciente de forma mais intensa. No contexto do tratamento do pânico, a hipnose tem como objetivo trabalhar com as causas que estão à volta dos ataques, além de ajudar a modificar padrões de pensamento e crenças negativas que contribuem para a ansiedade.


Durante as sessões de hipnose, o terapeuta qualificado guiará o paciente a um estado de relaxamento, permitindo que ele explore memórias e experiências passadas que podem estar relacionadas ao pânico. Ao ressignificar essas memórias de maneira segura e controlada, a hipnose auxilia na modificação das respostas emocionais negativas e no fortalecimento do indivíduo diante do medo e da ansiedade.


Bruno Seigen


Referência: American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Commenti


I commenti sono stati disattivati.
bottom of page